LOGOTIPO_PROJETO_APOIO_PARQUE_ITAIM_edit

O Projeto de Extensão Apoio ao Parque do Itaim

O projeto de Extensão "Apoio ao Planejamento e Gestão da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Vale do Itaim no Município de Taubaté" (Projeto Apoio ao Parque do Itaim) está sendo desenvolvido pela UNITAU visando auxiliar no Planejamento e Gestão do Parque Natural Municipal Vale do Itaim (PNMVI).

 

O auxílio no planejamento compreende o planejamento do Conselho Gestor do PNMVI, a definição de objetivos do planejamento e a sistematização dos estudos para o futuro plano de manejo.

 

Na gestão do PNMVI orienta sobre o gerenciamento da UC, capacitação de funcionários sobre atuação na UC e orientação sobre captação de recursos para o PNMVI.

 

Pretende elaborar exposições sobre o PNMVI demonstrando a importância desta UC para a comunidade, sendo montada uma exposição fixa para informar sobre seus atrativos e orientar sobre a forma correta de visitação e uma itinerante nas escolas para divulgar a sua importância como Patrimônio Ambiental e Cultural. Devido à pandemia as exposições fixas e itinerantes foram substituídas pelas exposições virtuais.

 

A divulgação do projeto envolve uma página na internet, páginas nas mídias sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e publicação e participação em eventos científicos e entrevistas.

 

Intenciona criar o Grupo de Estudos em Planejamento e Gestão de UCs da UNITAU, composto por professores e alunos dos diferentes cursos e oferecer cursos de extensão em Planejamento e Gestão de UCs para a comunidade.

 

Espera contribuir para o fortalecimento do PNMVI, integração, ampliação dos estudos em UCs na Unitau e na conscientização da importância de UCs.

Objetivos:

Geral: Apoiar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMA) no Planejamento e Gestão da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Vale do Itaim (PNMVI) no Município de Taubaté.

 

Específicos:

  1. Auxiliar a SMA no Planejamento da UC PNMVI;

  2. Apoiar a SMA na Gestão da UC PNMVI;

  3. Elaborar uma exposição sobre o PNMVI demonstrando a importância desta UC para a comunidade;

  4. Criar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão de UCs da UNITAU com a participação de professores e alunos dos diversos departamentos e cursos da instituição.

  5. Oferecer cursos de extensão em Planejamento e Gestão de UCs para estudantes e profissionais e guias-parque para a comunidade.

Metas

METAS.jpg

Cronograma

cronograma.jpg

Equipe

Coordenação: Prof. Dr. Ademir Fernando Morelli
Professores colaboradores: Prof. Dr. Julio Cesar Voltolini e Paulo Fortes Neto 

Alunos Bolsistas: Victor Alexandre Aparecido Alves


Alunos voluntários: Bianca Parola

Membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Unidades de Conservação (GEPUC):

Bianca Roveda Parola
Camila Cristina Dos Santos Afonso
Giovana dos Santos Toledo
Hudson Brasil de Souza Castro
Júlia Santos Pereira de Oliveira
Rafaela Doniak Froes de Paula 
Renan Monte Mór Guimarães 
Victor Alexandre Aparecido Alves
 

Público-Alvo: 

a)    Técnicos da Secretária de Meio Ambiente (1 Secretário, 8 técnicos) 
b)    Administração e funcionários do PNMVI (1 Diretor, 4 auxiliares administrativos, 12 funcionários). 
c)    Visitantes do PNMVI (3000 visitantes/mês – Para um ano 36.000 visitantes) – Visitantes de Taubaté, Vale do Paraíba e demais regiões.
d)    Público em geral: População de Taubaté (311 854 hab) e região (2,9 milhões de habitantes). 
e)    Alunos bolsistas: 2 alunos: 1 do Curso de Eng. Amb. e Sanitária,1 do curso de Ciências Biológicas. 
f)    Alunos voluntários: 2 alunos: 1 do Curso de Eng. Amb. e Sanitária e 1 do curso de Ciências Biológicas
g)    Alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária das disciplinas Rec. Áreas Degradadas, Estudo do Ambiente Construído, Planejamento e Gestão Ambiental (Aprox. 30 alunos).
h)    Alunos dos cursos de Ciências Biológicas nas disciplinas: Ecologia de Comunidades, Ecologia de populações, Biologia da Conservação, Biologia quantitativa e Práticas pedagógicas em Ecologia (Aprox. 100 alunos)