Cursos de extensão gratuitos em Planejamento e Gestão de UCs e Guias-Parque para a comunidade

Cursos de extensão gratuito em Planejamento e Gestão de UCs 

Serão pesquisados e elaborados o conteúdo e o material didático para ministrar o curso de planejamento e gestão de UC, tendo como público-alvo os estudantes e graduados de diferentes áreas da Unitau e demais universidades.

 

Curso de extensão de “Guias Parque” gratuito voltado para a comunidade (principalmente do entorno do PNMVI)

Voltado principalmente para a comunidade do entorno do PNMVI o curso pretende auxiliar a formação de Guias parque para atuarem futuramente no PNMVI e outras UCs. O material do curso abordará a condução de visitantes em UCs, regras de visitação e segurança e, também passará informações sobre os atrativos do parque.

Os cursos serão divulgados amplamente pela Unitau e na página do projeto. Poderão ser ministrados no mesmo período do CICTED visando público maior e conterão aulas teóricas e práticas ministradas pelos professores do projeto nas dependências do PNMVI.

Para o curso de Guia-parque será feito uma divulgação especial nos bairros vizinhos do parque visando atrair pessoas da comunidade. Para os guias-parque não há uma faixa etária limitante, podendo incluir jovens, adultos e idosos que queiram atuar. Para cada curso serão oferecidas 20 vagas.

Tem interesse em participar de nossos cursos gratuitos em Planejamento e Gestão de UCs ou de Guias Parque? 

Preencha nosso formulário de contato e deixe uma mensagem de qual curso gostaria de fazer e avisaremos com antecedência quando ocorrerão os cursos.

Metodologia Ativa em aula de campo de Ecologia: manual do professor
https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/41
Autores
Bianca Carolina Rossi
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Júlio Cesar Voltolini
Universidade de Taubaté
Carlos Yujiro Shigue
Universidade de São Paulo

 

Quando pensamos em educação, logo vem a mente um professor, uma sala de aula, paredes, janelas, carteiras, um prédio fechado. Mas, e se por um momento a escola não tivesse paredes? Se o ensino possibilitasse mais a participação dos alunos? A aprendizagem ativa é necessária e pode estar associada com o método científico também, com os alunos desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais, trabalhando em equipe, pensando em perguntas, hipóteses, coletando seus próprios dados e aprendendo a usar a matemática para análises e a língua portuguesa para redigir um manuscrito. Este manual apresenta um pouco desta ideia com informações e orientações para a realização das aulas dentro de uma floresta explorando perguntas de Ecologia.